sábado, 26 de março de 2011

Caminho da Fornalha Ardente

“Não farás para ti imagem ou escultura, nem semelhança alguma do que há em cima do céu, nem em baixo da terra, nem nas águas debaixo da terra; Não te encurvarás a elas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso...”
(Deuteronômio 5.8-9).

Esse Mandamento ou Mitzvah (Hb) dado a Moisés no monte Sinai percorreu várias gerações até chegar a fase mais crítica da história de Israel, o cativeiro. Ali, na Babilônia, três homens não se incomodaram com o decreto do rei Nabucodonozor, nem na sentença aos infratores. Diante da estátua de ouro ficaram em pé e não se curvaram para adorarem-na. Ouviu-se o som de trombeta e demais instrumentos musicais, houve alarido entre o povo, joelhos se dobraram perante a imagem. Mas Sadraque, Mesaque e Abede-Nego relutaram em seus corações a participar daquele culto.

Desde pequenos, foram ensinados nos mandamentos de Moisés, e que não havia outro Deus além do Deus de Israel. Estas palavras foram fixadas em suas mentes (Dt 6.4-7) durante a infância e a adolescência. Mesmo agora vivendo cerca de vintes anos na Babilônia, num ambiente espiritualmente hostil e totalmente oposto a sua pátria, e obrigados a usar um nome babilônico e a trabalhar para o rei, permaneceram fiéis a Deus.

Mesmo diante da presença constrangedora do rei (Dn 3.15), suas atitudes foram firmes, eram homens de caráter. Mas o que é caráter? É a firmeza de pensar e agir de acordo com as normas determinadas. Mas não é assim que muitos vivem. Alguns negam a fé quando se vêem constrangidos pelos amigos ou pelas circunstâncias.

Mas eu queria chamar a atenção para a declaração que os homens da nossa história fizeram: “ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei” (v 17). As fornalhas eram usadas na Babilônia para cozer tijolos, mas execuções nelas não eram incomuns. Verifique o capítulo 3.6 e também Jeremias 29.22.

O caminho de Hananias, Misael e Azarias não foi o caminho do desespero, da dúvida, mas sim da renúncia: “E se não (livrar) fique sabendo, ó rei, que não servimos a teus deuses, nem adoramos a estátua de ouro que levantaste” – Vs. 18 (grifo meu).

Reflexão:

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.”


Do livro Razões de uma Caminhada
de Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário