sábado, 26 de março de 2011

Caminho de Daniel


 

“E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção de manjar do rei”

Não podíamos falar de renúncia sem observarmos o exemplo de Daniel: Ele resolveu no seu coração não se contaminar. Ele não fez alarde, não propagou sua determinação, a não ser para os chefes dos eunucos, mas resolveu com sigo mesmo. Isto é firmeza de caráter. Ele rejeitou o banquete que o rei oferecia. Foi uma resolução solitária, sem coação, sem obrigatoriedade, sem correntes.

Em toda história bíblica há homens e mulheres de caráter forte, vontade inabalável, raciocínio firme e indiscutível. Aos quais, D-us honrou, dando livramento. A fidelidade de Daniel não deixou brechas para seus opositores acha-lo em alguma falta, nem ocasião contra ele (Dn 6.4). Este versículo termina afirmando que “não se achava nele nenhum vicio, nem culpa”. Ele nos apresenta o caminho da vigilância e do autocontrole.

Notemos que os Impérios (também o Babilônico), tinham um período determinado para se estabelecer e para desaparecer. No apogeu, tinham poder para exilar os homens e conquistar suas terras, recebiam tributos, forçavam-nos aceitar sua cultura, idioma e crença. Em meio a toda opressão, Daniel e seu companheiros se opuserem a participar de seus cultos idólatras - Dn 1.16; 3.12.

É isto que o Senhor espera de nós, que rejeitemos firmemente o que o mundo nos tem oferecido. Quantos não percebem a sutileza de Satanás? Você já pensou que o segredo pode estar na soberania de D-us em nossas vidas e na determinação de sermos fieis a ele? Parece um caminho difícil de percorrer. Mas existem outros exemplos na Bíblia que nos ajudarão a tomar essa decisão. Prepara-se que agora vai esquentar!

E sete vezes mais!


Do Livro Razões de uma Caminhada de Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário