sexta-feira, 15 de julho de 2011

A Mulher e o Tempo


Uma das prerrogativas divinas é o estabelecimento de propósitos e a determinação do tempo correto para execução de cada objetivo (Ec 3.1-8). Desde o princípio o Senhor fez notórios os seus caminhos e suas intenções para justificar o indivíduo perante si.

No entanto, não temos correspondido a tais desígnios, abdicando do direito de filiação e perdendo a maior parte do tempo com objetivos matérias e secundários.

O nosso Deus não está sujeito as limitações naturais e humanas, já que um dos seus atributos é a Infinitude. Mas em relação a nós, o Senhor determinou que houvesse um tempo para todo propósito debaixo dos céus.

Ao conceder o livre arbítrio D-us deu o direito de se tomar decisões e usar este tempo como bem quisesse. Porém, para cada atitude, sentimentos e tempo gasto traria juízo (Ec 11.9).


Vale então lembrar um verso: “Cada minuto que passa é um milagre que não se repete”. Assim, o tempo gasto seja de apenas um minuto ou 10 anos não voltará.

Assim a mulher precisa de propósitos firmes e sabedoria para organizar o seu dia a dia.


Mulher Moderna


Administrar o tempo tem sido um desafio para a mulher moderna.

Desde que saiu do anonimato e conquistou o seu espaço na sociedade, a mulher exerce uma profissão, é boa mãe, dona de casa, professora, economista, enfermeira e várias outras funções que acumula num período de 24 horas.








Como lidar com tanta responsabilidade e ainda ter tempo para si? O certo é que a mulher sempre encontra um jeitinho estabelecendo prioridades!

Fazer coisas fora do tempo é um dos perigos que nos cerca. Observamos isso em personagens clássicos da história bíblica. Sara que, desejando apressar o cumprimento da promessa deu Hagar como esposa a Abrão (Gn 16.1-3).









A Bíblia também relata a história de pessoas que perderam tempo ou usaram indevidamente como Marta, que todo o seu tempo era para serviços domésticos a ponto de ficar exausta e angustiada (Lc 10.38).

Maria Madalena chorava junto ao sepulcro penando que era tempo de angústia (Jo 20.11).


Tempo para ser mãe e esposa


A mulher sábia edifica sua casa já dizia Salomão em seus provérbios (Pv 14.1). Edificar requer tempo! Requer sabedoria! 

Quanto maior a dedicação maior a ornamentação de uma casa; mais carinho, mais amor; Mais respeito, menos briga e menos descontentamento.

Pequenos gestos de carinho e atenção, palavras de ânimo, de encorajamento, de fé, de mansidão proporcionará um ambiente agradável de viver! Mas não se engane há horas que a mulher deve ser enérgica para não perder o controle do seu lar!

Em Tempo

Outro dilema que envolve tempo é conciliar o trabalho, a profissão, com a criação dos filhos. Quantas crianças se sentem abandonadas em seu próprio lar? Como sobrevive uma família onde não há diálogo entre os conjugues, entre uma mãe e um filho por causa do cansaço físico?

A mulher precisa conversar com seus filhos e estar atenta as necessidades básicas de um adolescente, e quando não puder interferir, ore. Certamente Deus virá em teu socorro. Mas encontre tempo para dar um beijo nos filhos e dizer: Eu te amo!

Tempo de alcançar metas

Como já mencionamos, a mulher superou as expectativas e passou a ocupar os mesmos cargos e atividades até então exercidas apenas pelos homens. A cada ano aumenta a quantidade de mulheres na área financeira, industrial, administrativa, civil e política. Essa vitória profissional gerou um clima de rivalidade entre os dois sexos, o que às vezes, reflete também no lar.


Ao dividir a responsabilidade financeira da casa, a mulher também precisa estar cônscia de que não deve descarregar no lar, os problemas da vida profissional e vice versa. Esposo e filhos não deveriam entrar em atrito só porque ela atrasou um pouco, deve haver compreensão e divisão das tarefas domésticas. É tempo de dar e receber compreensão, de rever valores, de respeitar os sentimentos uns dos outros.

A mulher não deve abrir mão de suas conquistas por causa de ciúmes ou por causa de inveja. A mulher tem o tempo ao seu dispor e precisa alcançar seus objetivos.

Tempo para Deus


O tempo amadurece, cicatriza ferida, reestrutura e define propósitos. O Senhor precisa de mulheres em sua obra. Elas estão presentes em toda a Bíblia e deixaram exemplos de força, determinação e fé e coragem como a profetiza Débora.

Estamos no tempo de mulheres consagradas, mulheres de oração e ação como Ana (1 Sm 1.10-11), mulheres de visão espiritual como Maria (Lc 2.51); Mulheres prudentes e obedientes que acreditam em milagres!

Mulheres determinadas e honestas em toda a sua maneira de viver. Esse é o tempo de fazer a obra e viver intensamente cada minuto que o Senhor nos concedeu.


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário