terça-feira, 12 de julho de 2011

Páscoa dos Samaritanos

No Novo Testamento encontramos vários textos sobre a religião dos samaritanos da época de Jesus. Por diversas vezes ouvi mensagens que, além de explicar o texto sagrado, também faziam elogios aos samaritanos e suas diferenças com relação aos judeus.

Em João 4 encontramos a mulher samaritana e seu encontro com Jesus, no desenrolar da conversa ela descobre Nele o Messias que esperava e assim corre para sua cidade para proclamar seu “achado”.

A parábola do Bom Samaritano desenvolvida por Jesus para explicar ao doutor da Lei a prática do amor ao próximo, também é um dos textos mais usados pelos nossos pregadores. A atitude daquele homem é bastante elogiada enquanto depreciam a atitude do sacerdote e do levita.

Como era de se esperar a expressão Bom Samaritana passou a ser usada de forma global como algo que retrata gentileza, harmonia, bondade, sinceridade e assim encontramos creches, casa para idosos, hospitais, associações, abrigos e até igrejas com esse nome. O Bom Samaritano foi introduzido na fé cristã e hoje circula entre nós.

No entanto, a religião samaritana mantém suas tradições, e, particularmente na época da páscoa como veremos a seguir.

Noite de Páscoa


Enquanto os judeus continuam a observar o Pessach anualmente e não podem praticar esta observância completamente por causa da destruição do Templo em 70 E.C, os samaritanos continuam sacrificando animais.



Os samaritanos haviam se separado da prática judaica muito antes conforme nos conta os textos sagrados, mas a sua prática da Páscoa continua como era há milênios atrás.

O Sumo Sacerdote

Os samaritanos acreditam que o seu Sumo Sacerdote é um descendente direto de Arão, no entanto, o último na linha morreu em 1624.




Desde então, o chefe religioso dos samaritanos tem sido conhecido como "Cohen" (haKohen). Um número estimado da população samaritana hoje é de 560 pessoas, contra 139 em 1909. Cerca da metade vive no Monte Gerizim e a outra metade em Holon.


O Cordeiro

Os samaritanos seguem os cinco livros de Moisés e sua versão da Torah é ligeiramente modificada do Texto Massorético judaica (por exemplo, substituindo Mt. Gerizim para Mt. Ebal). De acordo com Moisés, o cordeiro da Páscoa era para ser levado para casa no dia 10 de Nisan e morto no dia 14. Crianças pequenas tem sido testemunhas da observância.


O Sacrifício

O serviço começa perto do pôr do sol. Os homens Samaritanos estão vestidos de branco e os líderes usam chapéus vermelhos, e os sacerdotes estão vestidos com uma roupagem distinta turquesa. O canto samaritano e a reza é entoado até que o sinal é dado, e o cabeça de cada família chega com sua faca para cortar a garganta do cordeiro de sua família.




Samaritano remoção de órgãos Páscoa cordeiro





Torrefação de cordeiro na Páscoa Samaritana

Assim que o cordeiro é morto os samaritanos comemoram. São 35 ovelhas mortas na observância moderna, cerca de um para cada unidade familiar maior.





Em seguida, as ovelhas são esfoladas e colocadas em um espeto e levadas para um dos blocos com cerca de 2 a 3 metros de prundidades e ali são queimadas durante toda a noite.


Fonte: http://www.bibleplaces.com/samaritanpassover.htm

Outras informações sobre samaritanos no link

http://bibliotecabiblica.blogspot.com/2009/07/estudo-biblico-samaritano.html



Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário