terça-feira, 5 de julho de 2011

Como lidar com decisões do presente que afetam o futuro

“Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” Filipenses 3.13, 14

O versículo acima apresenta várias lições espirituais para a vida do crente. Depois de ouvir essa pregação no domingo achei interessante colocá-la no blog.

“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam...”


1) Ao olhar para o passado preciso entender que:

a) Existem coisas que eu devo esquecer
- Pecado que foi lavado pelo sangue de Jesus
- As ofensas que me fizeram
- Os erros comuns que cometi
- Oportunidades perdidas

Por que liberar perdão?
- Cura emocional – a falta de perdão deixa feridas abertas.
- Cura espiritual - Perdoar para ser perdoado por Deus.
- Perdoar para não dar lugar ao inimigo.

b) Mas existem coisas que eu não devo esquecer:

- Adversidades que me fizeram crescer - Aquelas que de alguma forma me aproximaram mais de Deus e me fizeram crescer espiritual e materialmente.

- Coisas boas da vida

“...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude e se há algum louvor, nisso pensai” Fp 4.8

- O bem que alguém me fez – É importante lembrar-se do que as pessoas fizeram e o quanto me abençoaram - Gratidão

- Todo o bem que Deus me fez

“Bendize ó minha alma ao Senhor e não se esqueça de nenhum de seus benefícios” Salmos 103.2

- As promessas que Deus me fez

•Promessas Pessoais - São aquelas que Deus fez para tua vida
•Promessas Gerais - São aquelas que estão na Bíblia


“Avançando para as que estão diante de mim...”


2) Ao olhar para o presente:

O crente determinado não para diante das dificuldades da vida, mas prossegue em frente, adiante, disposto a conquistar, a vencer.

a)“Avançando para o alvo...”

- O crente deve ter objetivos na vida e fazer tudo o que estiver ao seu alcance para chegar lá. O alvo deve ter algo bem claro em sua mente para que possa levar a sério a sua decisão. O crente deve ter propósitos firmes.

b)“Para o prêmio...”

O prêmio é algo que se espera receber por todos os sacrifícios que se faz tanto na vida espiritual como na material. A Bíblia diz: “o trabalhador é digno do seu salário” Ninguém deve fazer nada completamente de graça.

Alcançar um objetivo não é fácil, é com muito trabalho, esforço contínuo, abrindo mão de muitas coisas, para obter sucesso naquilo que se almeja. Trabalha-se no presente por algo que está no futuro.

“prossigo para o alvo, pelo prêmio
da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”


3) Ao olhar para o futuro:

O crente tem convicção que ele precisa ter visão direcionada para aquilo que ele quer alcançar (alvo). Só se alcança algo no futuro se for idealizado no presente.

Espiritualmente falando o alvo é a vida eterna.



Pr. Silas Malafaia
Domingo 04/07/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário