domingo, 11 de setembro de 2011

11 de Setembro



Inaugurado em 4 de abril de 1973, o World Trade Center era um complexo de sete edifícios localizado em Manhattan, no coração de Nova York. As duas construções mais famosas do conjunto eram as Torres Gêmeas, destruídas por dois aviões nos ataques de 11 de setembro de 2001, que deixaram cerca de 3.000 mortos.

À época em que foram lançadas, as Torres eram os dois prédios mais altos do mundo, superando o Empire State Building, também em Manhattan. Ambas tinham 110 andares e 413 metros de comprimento até o último piso. A Torre Norte -- ou WTC 1 -- abrigava uma antena de 110 metros, o que perfazia um total de 526 metros do solo até o topo. Os outros edifícios do complexo possuíam entre sete e 47 andares.

 
Exatos 102 minutos após ser atingido, o segundo edifício desaba, enterrando milhares de vidas.










Depois do desabamento da Torre Sul, começou uma incontrolável corrida contra o tempo na Torre Norte. O colapso do segundo edifício era questão de tempo e todos que permaneciam no prédio deveriam sair o quanto antes. Exatos 102 minutos após ser atingido, o segundo edifício desaba, enterrando milhares de vida.

Dos 2.976 mortos nos atentados de 11 de Setembro, 2.605 estavam no World Trade Center, sendo 630 na Torre Sul e 1.472 na Torre Norte. Os desabamentos causaram  danos sérios a vários edifícios próximos.

“Os ataques terroristas do 11 de Setembro mudaram o mundo em questão de horas. A primeira reação foi questionar: por quê? O que levou 19 muçulmanos a sequestrar jatos comerciais com 40 mil litros de combustível e transformá-los em bombas contra civis? A escassez de explicações fez do cientista político Samuel Huntington o profeta do momento. Ele passou os anos 90 defendendo que o mundo pós-Guerra Fria seria marcado por conflitos entre identidades culturais, entre as quais a islâmica era a mais encrenqueira...”

Após a destruição das Torres, a vida dos americanos também nunca mais foi a mesma. A Lei Patriótica deu ao presidente o direito de prender sem acusação prévia suspeitos de terrorismo. Pouco depois, Bush mandou grampear telefonemas e e-mails de cidadãos sem permissão judicial. Viajar de avião virou uma via-crúcis. A segurança nos aeroportos foi reforçada e a inspeção de passageiros aumentou as filas, os atrasos e o desconforto.

Os trabalhos de limpeza e remoção de detritos duraram oito meses. A Prefeitura de Nova York abriu um concurso de projetos de reconstrução do local, conhecido como Marco Zero.


O projeto vencedor foi o do arquiteto Daniel Libeskind, que prevê a construção de um edifício de 541 metros chamada One World Trade Center, além de três outras torres e um Museu e Memorial Nacional do 11 de Setembro.







No 10º aniversário da tragédia, como uma nação que refletiu sobre suas perdas, milhares de familiares se reuniram no novo World Trade Center subindo em Lower Manhattan para relembrar os nomes dos 3000 parentes mortos naquela manhã de setembro.



Segundo a reportagem no jornal New York Time os nomes dos mortos foram recitados como poesias com a presença do Presidente Barack Obama, George H. Bush e outros membros da Casa Branca no anfiteatro do Marco Zero nesse domingo.



As imagens dos atentados de 11 de setembro ainda me deixam perplexa diante da monstruosidade dos terroristas. Durante essa semana vários canais de televisão reprisaram documentários com depoimentos e vídeos sobre aquele dia. Interessante que uma simples data do mês (11) passou a denominar uma das catástrofes mais assustadoras que o mundo jamais poderia prever!



Fontes:
http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/09/09


Nenhum comentário:

Postar um comentário