terça-feira, 6 de setembro de 2011

Limites


Quando se fala de impor limites logo pensamos em crianças e adolescentes. Certamente as crianças precisam que alguém que estabeleça um tempo para suas brincadeiras, seus estudos, que ensine cada criança a respeitar seu coleguinha. 

É assim também com os jovens e adolescentes. Se um pai e a mãe não souberem impor limites, ele vai crescer sem qualquer noção de  suas responsabilidades, dos seus e dos direitos dos outros. Mas nem sempre é tão fácil e simples assim.

Observamos que para se impor certo padrão de vida, é preciso se indispor com alguém. E nem sempre as pessoas estão propensas a esse tipo de alteração no ambiente familiar. Em muitos casos esperam que alguma coisa ruim aconteça, para então pensar no assunto ou rever seus métodos e chegarem à conclusão que falharam em alguma coisa, ou em muitas.
                 
Limite também é algo que os adultos não gostam. Eles preferem discutir o assunto ou expor uma série de raciocínios “lógicos” que marcam suas personalidades para discordar desse ou daquele conceito que os obrigue a limitar seus passos.   

 
Interessante observarmos que também há pessoas que se limitam em todas ou algumas áreas de suas vidas. Qualquer crítica os faz parar ou mudar de opinião, mesmo que já estivessem completamente cônscios de seus projetos e objetivos. Elas simplesmente não conseguem seguir em frente!



 

E há aquelas que limitam as pessoas ao seu redor. Alguém pode dizer que quer ser amigo, mas ela não aceita que você diga tudo o que pensa. Às vezes, até dizem que desejam ouvir você, mas não tem paciência e atropelam suas palavras. Não prestam atenção ao que você gosta ou ao que você fala, ou ao que você quer. Outros não respeitam nem mesmo os limites que alguém impõe. O que prevalece é a vontade daquela pessoa.

Espiritualmente falando, existem pessoas que também limitam a ação de Deus em suas vidas. Elas não compreendem que Deus é Soberano e até duvidam do seu amor e do seu poder, dificultando o agir de Deus em suas vidas. Isso pode ser uma característica de uma pessoa que não tem fé. O que nos lembra um versículo de Hebreus 11.6: “Aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam”.

Algumas pessoas olham pra Deus e pensam Nele no mesmo nível da natureza humana. Esquece que Ele é longânime, misericordioso, bom, eterno, perdoador, fiel, amoroso. 





Precisamos pensar em Deus e sua capacidade de entender o homem que ele mesmo criou. Limitar Deus é afastar as muitas bênçãos que Ele tem separado para nós. 

Assim, os limites que ora tem uma correlação benéfica em muitos casos, podem ser ruins em outros. Cabe a cada pessoa analisar a sua própria vida e dar um passo após outro em direção ao Eterno Criador, que em sua Infinitude não pôs limite ao seu grande amor por nós.


Marion Vaz


Nenhum comentário:

Postar um comentário