terça-feira, 2 de abril de 2013

Água em Vinho





O primeiro milagre sem dúvida desponta o início da vida pública de Jesus e seu ministério terreno. O  que aconteceu no casamento em Caná da Galileia encontra apoio nos sentimentos e na fé daqueles que acham aqui, um propósito para sua devoção a D-us.

Ao anunciar aos servos que água deveria ser levada ao mestre-sala (Jo 2), e depois distribuída entre os convidados, Jesus anexa a realização de um milagre à obediência.

Sim – Obediência. Segundo o texto bíblico os servos não fizeram objeções ao pedido de Jesus.  Eles simplesmente obedeceram às ordens mesmo que parecesse inapropriada. Imagine encher várias talhas de água e depois servir como se fosse bebida? Hoje em dia, Jesus teria sérios problemas para convencer o homem do século XXI de que tudo daria certo.

Nem precisamos divagar sobre isso não é mesmo? Estamos tão obcecados pela lógica, pela realidade dos fatos, pela coerência que simplesmente daríamos as costas para Jesus e nem em pensamento pagaríamos “esse mico”.

Mas os servos não fizeram objeções. Eles simplesmente obedeceram. E diz o texto que enquanto caminhava para a sala, a água se transformou em vinho. Ao provarem o vinho, os mestres chamaram o noivo e fizeram elogios.

Outro milagre que ocorreu devido à obediência refere-se a cura dos dez leprosos. Após suplicarem a cura, receberam uma palavra de Jesus para que fossem aos sacerdotes e mostrassem seus corpos purificados e oferecessem a oferta segundo a Lei de Moisés (Lc 17.14).

Jesus não deu uma ordem de cura, moveu os braços, tocou-os ou qualquer outro movimento que desse a entender que estava curando-os. O texto afirma que indo eles pelo caminho receberam a cura. Tanto que um deles voltou para agradecer.

Infelizmente todo o entendimento referente ao milagre perde-se, não que não seja importante, no fato de apenas um deles ter voltado para agradecer e a maioria dos comentaristas se prende a isso e esquecem-se dos noves leprosos obedientes.

Voltar para o mar depois de uma noite inteira de trabalho perdido (Lc 5.5), apenas em obediência a voz do seu mestre rendeu a Pedro uma boa pescaria.

Transformar água em vinho caracteriza-se numa mudança radical na vida de quem tem um encontro com o Mestre dos mestres. Certamente aqueles servos puderam ter essa experiência também, visto que foram testemunhas oculares de que nas talhas puseram apenas água (Jo 2.7).

Não obstante, concluímos que existe uma necessidade básica dessa transformação na vida do homem. Deixar de ser água para se tornar algo mais excelente dever posicionar o ser humano diante de D-us. Mas lembremos de que o milagre só acontece mediante a obediência. 

Não apenas o simples fato de obedecer, mas também de crer, de se ter fé o suficiente para não questionar, não duvidar, não se deixar debilitar pelo inexplicável.

O resultado dessa transformação pode gerar polêmica. Sim. Mas pode desencadear uma série de outros milagres a serem repartidos. Assim como em Caná, cujo vinho mais excelente alegrou o coração de todos os convidados. A excelência pode ser valorizada, anunciada e servir de exemplos a outros.

Então escolha a coisa certa. Escolha obedecer!


Marion Vaz


Um comentário:

  1. Seu blog é lindo e maravilhoso! Por quê sumiu?:
    Volte a postar, pois tem um público lhe esperando, e eu faço parte dele.
    Shalom, um abraço.

    ResponderExcluir