sexta-feira, 19 de abril de 2013

Necessidades Básicas do Homem






Contínua e indefinidamente o homem possui necessidades que precisam ser supridas tanto na área física como na emocional e espiritual. Quase que imperceptível cada pessoa acaba dando mais valor a um a determinada necessidade do que a outra e assim, provoca certo desequilíbrio no meio aonde vive e principalmente na família.

Tais necessidades ou motivação são responsáveis pelo comportamento do homem ou da mulher, mas que ao longo da vida vão se alternando e se desenvolvendo gradativamente em níveis mais elevados conforme as circunstâncias se apresentem.  Para Idalberto Chiavenato há três níveis ou estágios de motivação. Para complementar nosso artigo eu acrescento mais um, os quais correspondem as:

  • Necessidades Fisiológicas - "Estão relacionadas à sobrevivência do indivíduo. Elas são vitais, inatas e instintivas, periódicas e cíclicas: alimentação, sono, atividade física, satisfação sexual, abrigo, proteção. Controladas pelo cotidiano não exercem muita influência sobre o comportamento, mas na ausência de alguma delas pode haver alteração de humor, atitudes e sentimentos.


  • Necessidades Psicológicas são raramente satisfeitas em sua plenitude, mas podem se sofisticar e desenvolver gradativamente à medida que o homem procura preencher seus vazios. A necessidade de segurança promove a auto defesa e há uma busca incessante de tranquilidade e segurança pessoal.

O homem também sente necessidade de participação, de aprovação pessoal, reconhecimento público, calor humano, dar e receber amizade. A necessidade de auto confiança provoca a autoavaliação, auto respeito e a aprovação individual e no grupo em que está inserido e da própria Sociedade no caso de cargos públicos.




A necessidade de dar e receber carinho se destaca pela necessidade de Afeição. O homem precisa ser amado, precisa retribuir o afeto a quem está ao seu lado, a sua mulher, aos filhos, parentes e amigos.


  • Necessidades de Auto Realização – É o produto da educação e da cultura adquirida ao longo dos anos. Ela impulsiona cada indivíduo a realizar façanhas e mostrar o seu próprio potencial. Está em desenvolvimento contínuo paralelamente a busca de novas informações e aprendizado."


  • Necessidades Espirituais – O homem é formado de corpo, alma e espírito. Apesar de realizar todas as suas projeções ao longo da vida, existe um vazio no coração do homem que só pode ser preenchido com presença de D-us. O indivíduo busca incansavelmente a sua independência financeira, realizações profissionais, amorosas e pessoais, mas não consegue sentir-se completamente em paz, seguro e feliz sem estar em comunhão com o seu Criador.



Já advertimos que ao passo que o homem dá mais importância a uma determinada área de sua vida, provoca certo desequilíbrio. Seja ele de ordem material ou emocional acaba trazendo transtornos e interferindo na harmonia, na convivência e no relacionamento com familiares, amigos e no trabalho.

Ao observarmos a forma como encaramos cada uma dessas necessidades e as motivações que nos levam a supri-las, devemos também pensar em como estamos lidando com situações adversas e como tudo isso afeta nossos relacionamentos.

Uma vez detectado o problema, com a mesma vivacidade que o homem busca a auto realização também deve se empenhar em resolver os impasses que provocou com suas alterações de humor, sua ausência, sua dedicação desenfreada por algum projeto, suas provocações e desmandos.

Na área espiritual, o relacionamento deixa de ser social para ser pessoal. A devoção, o amor a D-us, a comunhão e a fé deve ser restaurada o quanto antes. Esse novo relacionamento com o Senhor certamente trará reajustes em todas as demais áreas de sua vida.



Assim, não discordamos das atitudes que cada um tem a favor de suas concretizações, mas advertimos quanto aos exageros que teimam em desfavorecer o individuo iludindo-o com uma mera e temporária realização pessoal.



Marion Vaz           




 
Idalberto Chiavenato, nascido em 1936, Viradouro/ SP 

Autor brasileiro na área de administração de empresas e recursos humanos.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário