segunda-feira, 1 de abril de 2013

Dia da Mentira




Desde pequeno ouvimos falar que o dia 1º de abril é o dia da mentira. Ditados populares e brincadeiras como “Primeiro de abril sua calça caiu sua mãe não viu!” é contada de tempos em tempos para fazer jus a data.

É evidente que existe um mito, uma história, um fato que atrai a atenção da população em todas as “verdades” ou “mentiras” que de alguma forma fazem parte da nossa vida.

O site Brasil Escola informa que a brincadeira originou-se devido à mudança no calendário francês e que com o passar dos anos, acrescentaram-se brincadeiras e assim foi se espalhando pelo mundo. No Brasil o primeiro Estado a adotar o Dia da Mentira foi Pernambuco.

Mentiras, inverdades, bobagens, e falsas declarações são, em certos casos, até um ato criminoso. Mentir por amor, por compaixão, por medo, por vingança também tem o seu lado negro, obscuro, irreal, desumano.

Aquele que mente sempre acaba caindo em contradição. A não ser que a pessoa  seja esperta mesmo para bolar uma história que até ela acredite e conte como verdade! O que implica em mau caráter, vergonhoso, inconfiável.

Há quem afirme que o pai da mentira é o diabo e aquele que mente descaradamente é filho dele. Sendo assim, muita gente prefere dizer a verdade.

O Clássico desenho do Walt Disney, Pinóquio, mostra que mentir traz consequências e podem prejudicar muita gente.

Mas há também quem afirme que uma mentirinha pode afastar a tristeza e consolar o coração de alguém... (Tá bom!).

Verdade ou Mentira? Eis a questão! - Encontra lugar nos corações mais céticos. 

Para religiosos conhecer a Verdade é sinônimo de Liberdade!

Há quem morra em função da verdade absoluta e há aqueles que preferem ser como mentirosos, eternos e convincentes... Desde que vivos!

Antigamente esse era o hoje é dia de pregar peças, de rir bastante da inocência de alguns que se deixam pegar. Dia de contar lorotas, fingir e chorar de tanto rir! Dia da mentira, mesmo que de mentira. Hoje nem tanto.

Mas uma coisa é certa: Nunca ouvi dizer que existia o Dia da Verdade! Por que será??



Marion Vaz



Nenhum comentário:

Postar um comentário