sexta-feira, 19 de abril de 2013

Morre uma Dama. Nasce um Papa. Explosões em Boston




As últimas notícias mexeram muito como o nosso cotidiano. A cada dia uma novidade, uma notícia, um estrondo. Algo de espetacular se confunde com  tragédias que nos deixam estarrecidos.

A Dama de Ferro, Margaret Hilda Thatcher, deixa esse mundo para reinar na mais alta atmosfera. A mulher que ao longo dos anos se agigantou na política, desce as camadas mais humildes da nossa existência. Deixa um legado que fortalece as mulheres, que nos desafia  e que nos impulsiona a seguir um  caminho mais excelente.

Nasce um Papa diferente. Não mais humano que os demais, não mais divino que tantos. Mas Francisco traz em si um simbolismo de esperança,  humanidade, presença, humildade. A Despedida de Bento XVI pegou o mundo de surpresa. Atônicos, fieis boquiabertos indagavam o porquê de tal decisão.  A Igreja, sempre alerta, aguardou pacientemente a proclamação de um novo papa. 


Desponta no horizonte um argentino, um homem de ideias, modesto, encorajando a todos a seguirem em frente. Não de qualquer forma, mas com simplicidade e amor ao próximo. Seus discursos traz a memória às atitudes Daquele que sendo D-us tornou-se servo.

As notícias se atropelam, como aqueles atletas que na Maratona de Boston  tentavam escapar do atentado. Em meio a fumaça, correria, feridos e atordoados, rostos atônicos.  Pessoas sem rumo. Confusas. Explodiu uma bomba  aqui, outra ali e outra mais adiante. Como?  Por quê? Perguntas sem respostas.


Assim caminha a humanidade, sem freios, em meio às incertezas da vida. Um dia após outro. Uma manhã  após uma noite.  E que noite! 

Adolescentes morrem com tiros  a queima roupa e ali bem pertinho, um carro de polícia perdido na noite, na sua impotência. Os malfeitores fogem. Culpar  a quem? Quem nos protegerá quando a insanidade de uns atacam sem piedade. 

Turistas são agredidos na rua. Uma  jovem estudante sofre abuso sexual e morre. Perde-se um sonho, uma vida, uma filha. A cidade grande tem tempos sombrios .

 
Enquanto a Dama de Ferro deixa o Big Ben em silêncio,  a Natureza reclama, e bem alto fazendo milhares de desabrigados. A escola da vida tenta nos ensinar o que não aprendemos nas aulas de ciência.







Seja de dia ou de noite as notícias nos vêm e tragédias acontecem.  Uma após outra. E ninguém se dá conta que o Armagedom já começou.




Marion Vaz.


Margaret Hilda Thatcher, Baronesa Thatcher foi uma política britânica, primeira-ministra do Reino Unido de 1979 a 1990. Wikipédi


Nenhum comentário:

Postar um comentário