segunda-feira, 3 de maio de 2010

Amar a Deus e ao próximo

O amor é o sentimento mais rico e mais intenso que alguém pode sentir. Quando o cristão reconhece esse Primeiro mandamento, ele reconhece a Deus como Senhor de sua vida. Para o homem reconhecer esse amor tem que descobrir o quanto precisa de um maior envolvimento com o seu Criador e cada experiência vai somar um degrau a mais na escada do seu crescimento espiritual.

O Primeiro Mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus e todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento e de toda as tuas forças”. Neste versículo encontramos quatro palavras importantes: coração, alma, entendimento e forças. O que implica em amar a Deus com fé, sentimento e desejo sincero. A terceira implica em usar a mente “conhecimento”, implica em sabedoria, conhecer o seu Deus. A quarta palavra, em vontade própria, querer e propósitos. Precisa usar forças para lutar contra qualquer oposição espiritual.

Observe a declaração de amor feita pelo apóstolo Pedro: “...amas-me mais do que estes?” perguntou Jesus a primeira vez (Jo 21.15). E Simão Pedro respondeu: “sim Senhor” Mas Jesus queria uma resposta consciente e perguntou mais duas vezes a mesma coisa. Só então Jesus poderia pedir: “apascenta as minhas ovelhas”, ou seja “segue-me” Vs 19, ou ainda: “... em meu nome” Mc 16.17

Quando declaramos amar a Deus sobre todas as coisas, devemos estar dispostos a fazer a sua vontade. Por três vezes Pedro havia negado a Jesus: “Não o conheço”, mas agora declarava três vezes: “...Senhor tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”.

O Segundo Mandamento declara que devemos amar o próximo como a nós mesmo. Isto indica em estender a mão àquele que está caído no meio da rua, ou quem sabe, dentro do nosso próprio lar.

O amor ao próximo envolve o mesmo sentimento que o cristão tem para consigo e que deve demonstrar a outra pessoa. Jesus ensina que o próximo é qualquer um que precise de nossa ajuda.

Desprendemo-nos do pensamento de que este alguém seja somente o membro da nossa família, amigos íntimos ou alguém da vizinhança. O teu próximo é aquele que precisa de você!


Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário