segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jogo Virtual humilha moradores de comunidade no Rio

Idealizado pelos jovens alemães Niels Wildung e Marius follert (ambos de 21 anos), o jogo virtual FaveladoGame na versão brasileira, que retrata um cenário de favelas do Rio de Janeiro, tem causado polêmicas. A proposta do jogo é oferecer aos participantes a chance de viver como um favelado, que acumula pontos com a prática de roubos e crimes.


As infrações destacadas vão de pedir esmolas, coletar garrafas, a crimes bárbaros e formação de gangues nas ruas. No “jogo” o participante não tem a opção de ganhar dinheiro com trabalho honesto, mas pode “afogar” suas frustrações como consumo desordenado de bebidas alcoólicas.

No contexto, são citados nomes de facções criminosas bem conhecidas na Cidade Maravilhosa. O Favelado Game é uma versão de um jogo que causou polêmica na Europa, o Mendigogame – que existe em sete países com adaptações.

Os jovens criadores e a empresa que tem faturado horrores com o jogo, admitem não ter preconceito e que o objetivo é chamara atenção para a “pobreza e a marginalidade” através da sátira.

No entanto, não é só isso que está em “jogo”. O preconceito já vem causando desconforto na população carioca, principalmente nos moradores de comunidades, que acham que retrata a todos como criminosos. Como se nós não tivéssemos violência o suficiente, o jogo feito para adolescente pode “fabricar” novos infratores, que desrespeitam as leis e a vida humana.

Marion Vaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário